array(26) {
  ["HTTP_USER_AGENT"]=>
  string(40) "CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)"
  ["HTTP_ACCEPT"]=>
  string(63) "text/html,application/xhtml+xml,application/xml;q=0.9,*/*;q=0.8"
  ["HTTP_HOST"]=>
  string(32) "www.jornadappghcs.coc.fiocruz.br"
  ["HTTP_CONNECTION"]=>
  string(10) "Keep-Alive"
  ["HTTP_ACCEPT_ENCODING"]=>
  string(4) "gzip"
  ["PATH"]=>
  string(29) "/sbin:/usr/sbin:/bin:/usr/bin"
  ["SERVER_SIGNATURE"]=>
  string(93) "
Apache/2.2.15 (CentOS) Server at www.jornadappghcs.coc.fiocruz.br Port 80
" ["SERVER_SOFTWARE"]=> string(22) "Apache/2.2.15 (CentOS)" ["SERVER_NAME"]=> string(32) "www.jornadappghcs.coc.fiocruz.br" ["SERVER_ADDR"]=> string(14) "157.86.193.253" ["SERVER_PORT"]=> string(2) "80" ["REMOTE_ADDR"]=> string(14) "34.236.145.124" ["DOCUMENT_ROOT"]=> string(34) "/var/www/aplicacoes/jornadappghcs/" ["SERVER_ADMIN"]=> string(23) "infrasti@coc.fiocruz.br" ["SCRIPT_FILENAME"]=> string(43) "/var/www/aplicacoes/jornadappghcs/index.php" ["REMOTE_PORT"]=> string(5) "54588" ["GATEWAY_INTERFACE"]=> string(7) "CGI/1.1" ["SERVER_PROTOCOL"]=> string(8) "HTTP/1.1" ["REQUEST_METHOD"]=> string(3) "GET" ["QUERY_STRING"]=> string(0) "" ["REQUEST_URI"]=> string(114) "/index.php/edicoes-anteriores/82-2a-jornada-de-pos-graduacao-em-historia-das-ciencias-e-da-saude/palestrantes-2013" ["SCRIPT_NAME"]=> string(10) "/index.php" ["PATH_INFO"]=> string(104) "/edicoes-anteriores/82-2a-jornada-de-pos-graduacao-em-historia-das-ciencias-e-da-saude/palestrantes-2013" ["PATH_TRANSLATED"]=> string(137) "/var/www/aplicacoes/jornadappghcs/edicoes-anteriores/82-2a-jornada-de-pos-graduacao-em-historia-das-ciencias-e-da-saude/palestrantes-2013" ["PHP_SELF"]=> string(114) "/index.php/edicoes-anteriores/82-2a-jornada-de-pos-graduacao-em-historia-das-ciencias-e-da-saude/palestrantes-2013" ["REQUEST_TIME"]=> int(1553433261) }

Terceira Jornada de Pós Graduação em História das Ciências e da Saúde. 19 a 23 de outubro de 2015 

Convidados

André Felipe Cândido da Silva

Bolsista de Pós-Doutorado FAPESP vinculado à Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Ciências e História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: trajetórias de personagens e instituições científicas, história da medicina, das doenças e da saúde pública, relações Brasil-Alemanha, história da medicina tropical e história da pesquisa agrícola.

 

André Luís Lima Nogueira

Tutor à distância da Universidade Aberta do Brasil e Professor da UNILAGOS. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: feitiçaria, práticas mágicas, Minas Gerais - século XVIII.

 

 

Anita Correia Lima

Professora Adjunta do Departamento de História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente coordena o Núcleo de Documentação, História e Memória (NUMEM), da UNIRIO, e participa do Pronex/CNPq/Faperj: Dimensões e fronteiras do Estado brasileiro no século XIX. Desenvolve estudos na área de História, com experiência em levantamentos documentais em arquivos de Portugal e da Índia. Seus principais campos de interesse atuais são os estudos sobre Cidade e História (nos séculos XVIII e XIX), Patrimônio Cultural e Ensino de História.

 

 

Diana Maul

Professora associada da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em História e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia, história da medicina, história de doenças, e epidemiologia histórica.

 

Flavio Coelho Edler

Professor do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e atual presidente da ANPUH-RJ. Tem experiência na área de História das Ciências, com ênfase em História da Medicina no Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: história da pesquisa clínica e experimental, doenças e identidades sociais, história dos saberes e práticas médico-psicológicos, história do Brasil - séculos XIX e XX.

 

Francisco Carlos Teixeira da Silva

Professor Titular de História Moderna e Contemporânea, da Universidade do Brasil/UFRJ, de 1993 até 2012. Professor Emérito da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército Brasileiro em Estratégia Internacional, Professor de Estratégia e Relações Internacionais da Escola de Guerra Naval e Professor Conferencista da Escola Superior de Guerra na área de Segurança Internacional. Articulista do Jornal das Dez, GloboNews e consultor de várias empresas na área de relações internacionais. Professor de Ambientes Contemporâneos e Cenários do Século XXI da Fundação Dom Cabral, Professor-Visitante do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos da Escola de Guerra Naval e Professor Titular de História Contemporânea do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

 

Francisco Portugal

Professor adjunto do Departamento de Psicologia Social e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Diretor adjunto de Pós-Graduação do Instituto de Psicologia da UFRJ, vice-presidente da regional Rio de Janeiro da ABRAPSO no biênio 2012-2013 e editor do Blog da Rede Iberoamericana de Pesquisadores em História da Psicologia. Realiza pesquisas em História da Psicologia Social e História da Psicologia.

 

Heloisa Maria Bertol Domingues

Diretora e Pesquisadora titular do Museu de Astronomia (MAST), professora do Programa de Pós-Graduação em História, UNIRIO e do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, UFBA. Tem experiências na área de História das Ciências, com ênfase em História das teorias e práticas das ciências naturais no Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: história das teorias e política científica sobre exploração dos recursos naturais e história da antropologia no Brasil. 

 

Heloísa Meireles Gesteira

Pesquisadora titular do Museu de Astronomia e Ciências Afins; professora do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Desde 2008 compõe a editoria científica da Revista Brasileira de História da Ciência. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colônia, atuando principalmente nos seguintes temas: invasão holandesa, história social da ciência, história Brasil colônia. 

 

João Marcelo Ehlert Maia

Pesquisador e professor adjunto do CPDOC/FGV-RJ. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: intelectuais, pensamento social brasileiro e história das ciências sociais.

 

Luiz Carlos Soares

Professor Titular Aposentado da Área de História Moderna e Contemporânea do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense, professor Colaborador do Programa de História da Ciência da Técnica e Epistemologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea, História da Ciência e da Tecnologia e Teoria e Filosofia da História, atuando principalmente nos seguintes campos de estudos: História Social do Rio de Janeiro no Século XIX e História da Ciência e da Tecnologia na Inglaterra no Século XVIII. Ex-presidente da ANPUH Brasil e da SBHC.

 

Márcia Regina Barros da Silva

Professora de História das Ciências e suplente de chefia do Departamento de História da FFLCH - USP. Diretora do Centro de Apoio à Pesquisa em História "Sérgio Buarque de Holanda" e Presidente da Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC) - mandato 2012 a 2014.

 

Maria Amélia Mascarenhas Dantes

Professora de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Ciências no Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: instituições científicas, cientificismo e positivismo no Brasil.

 

Maria Aparecida Rezende Mota

Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisadora do Pólo de Pesquisa sobre Relações Luso-Brasileiras (Real Gabinete Português de Leitura). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Intelectual, História Cultural e Teoria e Metodologia da História. Dedica-se especialmente ao estudo das ideias de civilização, nação, tradição, progresso e modernidade; à historiografia e à literatura oitocentistas no Brasil e em Portugal; e às interpretações do Brasil nos séculos XIX e XX.

 

 

Maria Martha de Luna Freire

Professora adjunta no Instituto de Saúde da Comunidade da Universidade Federal Fluminense, atuando na graduação de Medicina e na Pós Graduação em Saúde Coletiva e exercendo a coordenação da disciplina Trabalho de Campo Supervisionado I. Tem experiência nas áreas de História das Ciências e Saúde Coletiva, com ênfase em História da Saúde e Materno-Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde coletiva em perspectiva histórica; história da medicina; ciência, saúde e gênero; maternidade; puericultura; assistência materno-infantil, comunicação e saúde. 

 

Maria Renilda Barreto

Professora e pesquisadora do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ), onde participa dos Programas de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, e Relações Etnicoraciais. Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Ciências, da Tecnologia e da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: história da assistência à saúde, história da medicina, história da tecnologia.

 

María Verónica Secreto de Ferreras

Professora adjunta da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da América, atuando principalmente nos seguintes temas: história agrária, história comparada, história do trabalho, história da escravidão.

 

Renato da Silva

Professor do Programa de Pós Graduação (Mestrado) Letras e Ciências Humanas da Escola de Educação, Ciências, Letras e Humanidades da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO). Membro do Comitê de Ética e Pesquisa da UNIGRANRIO e membro pesquisador da Academia Paralímpica Brasileira. Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: história das ciências, história da saúde pública, história da medicina e história social.

 

Ricardo Medeiros Pimenta

Pesquisador Adjunto I do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Professor do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI/IBICT-UFRJ). É Historiador graduado (2003) pela Universidade Gama Filho (UGF). Possui mestrado em Memória Social e Documento (2006) pela UNIRIO e doutorado em Memória Social (2010) pela mesma instituição. É Pesquisador Associado do Laboratório Interdisciplinar sobre Informação e Conhecimento (LIINC) e membro da Comissão de Altos Estudos do Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985) - Memórias Reveladas. É professor do Departamento de História do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) da Universidade Cândido Mendes (UCAM). 

 

Suely Gomes Costa

Professora permanente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em História da UFF. Desenvolve atividades na área de ensino, pesquisa e extensão em História e Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: relações de gênero, feminismos, práticas e representações sociais, cidadania, proteção social e políticas públicas. 

 

 

Susana Cesco

Professora recém-doutora (bolsista PRODOC/CAPES) no Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade - CPDA/UFRRJ. Atualmente é uma das coordenadoras do Laboratório de História e Ecologia (IH/UFRJ) e pesquisadora do Núcleo de Pesquisas em Ruralidades (CPDA/UFRRJ). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Ambiental e História Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: migrações, agricultura, paisagem, mata atlântica, história do abastecimento. 

 

Verônica Pimenta Velloso

Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, onde leciona História e Filosofia da Ciência e disciplinas relacionadas, trabalhando com as interfaces entre história da ciência, educação e cultura. Tem experiência na área de História das Ciências, com ênfase em temas relacionados à farmácia e à medicina, instituições de ensino e de pesquisa, associações científico-profissionais e biografias.

  

 

Este sítio foi desenvolvido pela Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

Todo o conteúdo do Site pode ser copiado, distribuído, exibido e reproduzido livremente, para fins não-comerciais, desde que seja citada a fonte.

A utilização para fins comerciais está sujeita a uma licença da COC/Fiocruz