array(24) {
  ["HTTP_ACCEPT"]=>
  string(3) "*/*"
  ["HTTP_USER_AGENT"]=>
  string(9) "claudebot"
  ["HTTP_HOST"]=>
  string(32) "www.jornadappghcs.coc.fiocruz.br"
  ["PATH"]=>
  string(29) "/sbin:/usr/sbin:/bin:/usr/bin"
  ["SERVER_SIGNATURE"]=>
  string(93) "
Apache/2.2.15 (CentOS) Server at www.jornadappghcs.coc.fiocruz.br Port 80
" ["SERVER_SOFTWARE"]=> string(22) "Apache/2.2.15 (CentOS)" ["SERVER_NAME"]=> string(32) "www.jornadappghcs.coc.fiocruz.br" ["SERVER_ADDR"]=> string(14) "157.86.193.253" ["SERVER_PORT"]=> string(2) "80" ["REMOTE_ADDR"]=> string(13) "18.209.229.59" ["DOCUMENT_ROOT"]=> string(34) "/var/www/aplicacoes/jornadappghcs/" ["SERVER_ADMIN"]=> string(23) "infrasti@coc.fiocruz.br" ["SCRIPT_FILENAME"]=> string(43) "/var/www/aplicacoes/jornadappghcs/index.php" ["REMOTE_PORT"]=> string(5) "54856" ["GATEWAY_INTERFACE"]=> string(7) "CGI/1.1" ["SERVER_PROTOCOL"]=> string(8) "HTTP/1.1" ["REQUEST_METHOD"]=> string(3) "GET" ["QUERY_STRING"]=> string(0) "" ["REQUEST_URI"]=> string(48) "/index.php/noticias/131-30-anos-da-sbhc-em-pauta" ["SCRIPT_NAME"]=> string(10) "/index.php" ["PATH_INFO"]=> string(38) "/noticias/131-30-anos-da-sbhc-em-pauta" ["PATH_TRANSLATED"]=> string(71) "/var/www/aplicacoes/jornadappghcs/noticias/131-30-anos-da-sbhc-em-pauta" ["PHP_SELF"]=> string(48) "/index.php/noticias/131-30-anos-da-sbhc-em-pauta" ["REQUEST_TIME"]=> int(1711725240) }

Terceira Jornada de Pós Graduação em História das Ciências e da Saúde. 19 a 23 de outubro de 2015 

30 anos da SBHC em pauta

Os 30 anos da Sociedade Brasileira de História da Ciência foram o tema da mesa que encerrou as discussões da 2º Jornada de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde na última sexta-feira, 17/9. Sob coordenação da presidente da entidade, Márcia Regina Barros da Silva, o evento teve a participação de Maria Amélia Dantes (USP), Flavio Edler, COC/Fiocruz), Heloisa Maria Bertol Domingues (Mast) e Luiz Carlos Soares (UFRJ/UFF).

Márcia abriu a mesa comemorativa com um balanço das ações recentes da associação, com destaque para a participação da SBHC nas discussões relativas à regulamentação da profissão do historiador e à constituição de um Comitê de Ética específico das ciências humanas. A seguir, Maria Amélia ressaltou a importância dos congressos da SBHC para os pesquisadores desse campo da história. “É fundamental para os alunos de pós-graduação participar dos eventos da área. É aí que ele vai começar a ser conhecido e encontrar pessoas que tenham pontos temáticos e metodológicos em comum”, disse.

Em sua fala, Heloisa lembrou que o Mast foi a sede do primeiro Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, realizado pela SBHC em 1986. De acordo com ela, naquela época o mundo ainda debatia a distinção entre os historiadores e os historiadores da ciência, discussão que começou nos anos 1930 e 1940 nos Estados Unidos.

“Houve um debate enorme perguntando onde ficaria a história da ciência nas universidades americanas: muitos ficaram dentro dos departamentos de ciência, mas muitos foram para os departamentos de história”, declarou.

Já Edler lembrou que a criação da SBHC coincidiu com um processo de profissionalização da atuação dos historiadores no País. Ele afirmou que, ao longo desses 30 anos, houve uma grande ampliação do número de temas pesquisados no âmbito da história da ciência.

“Outras áreas conexas, como a sociologia, vieram contribuir para os estudos da nossa área (...) Hoje há uma diversidade muito grande de temáticas. Exploram-se períodos que antes não eram explorados”, disse. Soares encerrou as apresentações da mesa relatando a promissora campanha da SBHC para sediar o 25º Congresso Internacional de História da Ciência, Tecnologia e Medicina, em 2017, no Rio de Janeiro.

REALIZAÇÃO

APOIO

Este sítio foi desenvolvido pela Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

Todo o conteúdo do Site pode ser copiado, distribuído, exibido e reproduzido livremente, para fins não-comerciais, desde que seja citada a fonte.

A utilização para fins comerciais está sujeita a uma licença da COC/Fiocruz